O que é a Base Nacional Comum Curricular?

A Base Nacional Comum Curricular é uma diretriz, implementada pelo Ministério da Educação e Cultura, que padroniza o sistema educacional do Brasil. Muitas pessoas ainda não sabem o que é a BNCC  e é a respeito dela que nós iremos falar a partir de agora.

Quatro crianças estudando.
Fonte: Pirilampo Kids

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

A BNCC é um documento que foi lançado pelo MEC com intuito de definir quais são as prioridades a serem ensinadas em sala de aula no período do ensino básico, mais conhecido como ensino fundamental.

O intuito é que o aluno aprenda conteúdos de qualidade, independentemente das diferenças culturais e socioeconômicas. O principal objetivo do projeto é oferecer uma educação justa para todos.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que contém referências de conteúdos com teor qualitativo para que escolas estaduais, municipais e federais apliquem aos seus alunos.

De acordo com a BNCC, existem 10 competências gerais que são primordiais para o desenvolvimento dos alunos desde o ensino infantil, até o médio. Abaixo, confira quais são elas.

  1. Conhecimento;
  2. Cultura digital;
  3. Pensamento científico, criativo e crítico;
  4. Repertório com base cultural;
  5. Comunicação;
  6. Trabalho e projeto para a vida;
  7. Desenvolvimento da argumentação;
  8. Autoconhecimento;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Cidadania e responsabilidade.

O que cada um desses tópicos significa?

Conhecimento: ensinar sobre os conhecimentos gerais do Brasil e do mundo para que os alunos tenham a capacidade de construir uma sociedade democrática, inclusiva e justa.

Cultura digital: oferecer mais conhecimento e informações por meio de tecnologias digitais e, assim, conseguir uma comunicação crítica, reflexiva e ético para a sociedade. 

Pensamento científico, criativo e crítico: desenvolver a curiosidade intelectual e despertar o interesse sobre temas científicos.

Repertório com base cultural: conhecer e valorizar os movimentos culturais e artísticos, tanto nacionais, quanto internacionais.

Comunicação: disseminar diferentes linguagens, como, por exemplo, verbal, Libras, visual-motora e escrita.

Trabalho e projeto para a vida: ensinar a noção de valorização de toda a diversidade de conhecimentos e vivências culturais. 

Desenvolvimento da argumentação: ter o direito de argumentar com base em dados, informações verídicas e fatos. Dessa forma, com o domínio do assunto, fica mais fácil defender as ideias.

Autoconhecimento: conhecer o eu e ter cuidado com a saúde física e emocional. 

Empatia e cooperação:  praticar a empatia, desenvolvendo o diálogo de diferentes situações, gerando cooperação e respeitando a situação do outro. 

Cidadania e responsabilidade: agir com autonomia, mas sempre ter o senso de coletividade, responsabilidade e determinação para tomar atitudes. 

O que você achou da BNCC que deve ser utilizada por todas as escolas do país? Será que ela abrange todas as necessidades dos pequenos estudantes? Conta a sua opinião para a gente aqui nos comentários!

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *