Business Partner: entenda como funciona esse cargo de gestão

imagem de três profissionais analisando informações juntos de frente a um notebook.

Muito além de uma função de gestão.

Surgido nos anos 80, o cargo de Business Partner foi criado para que haja um profissional que tenha como foco fazer com que o alinhamento entre o setor de negócios e o de recursos humanos seja feito de forma efetiva numa empresa.

No entanto, geralmente há, nas organizações, um pouco de dificuldades em articular de forma adequada essas atividades, fazendo com que uma função se sobressaia uma sobre a outra.

De um modo geral, esse profissional é responsável por atuar aplicando a consultoria na gestão da empresa, fazendo com que as tomadas de decisões sejam assertivas.

imagem de três profissionais analisando informações juntos de frente a um notebook.
Foto: Shutterstock

Entendendo mais sobre a função de Business Partner

O Business Partner, na empresa, atua desenvolvendo um trabalho que requer um conhecimento prévio de como funciona o RH.

Além disso, o profissional geralmente tem um domínio sobre as técnicas e métodos de como elaborar um treinamento e aprimorar o desenvolvimento dos funcionários.

O outro lado do cargo, são as questões de métricas, em que o profissional analisa dados, fazendo a coleta das informações e traçando a melhor forma de como aplicá-los dentro da corporação.

Ou seja, ele trabalha sendo uma ponte diante dos gestores e das equipes, fazendo com que haja a comunicação e o cumprimento de metas dentro da empresa.

Habilidades essenciais

Saber planejar é um ponto crucial para o profissional da área. Isso fica claro que ele começa no cargo e pega demandas que integre o RH e outros setores da empresa.

Executar as atividades e tomadas de decisões da maneira assertiva é outra habilidade necessária, visto que com um plano de ação em mãos, elas precisarão de uma pessoa capacitada para fazer ser ágil.

Outro ponto é o profissional saber lidar com os riscos, mapeando as ocorrências da empresa. 

Por fim, ter uma capacidade de liderança para influenciar positivamente a empresa e orientar os funcionários, mantendo um ambiente agradável.

Mais do que apenas um cargo de gestão, o Business Partner é um profissional capacitado para saber lidar com diversas situações dentro da empresa, tendo controle sobre os acontecimentos e fazendo com que hajam resultados constantes.

Achou interessante essa profissão? Conta para a gente se pretende segui-la!

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *