Usuários de drogas transformam avenida em Carapicuíba na nova Cracolândia

O aumento de usuários de crack na grande São Paulo, fez com o que uma nova Cracolândia surgisse, ambiente em que pessoas consomem e comercializam abertamente as drogas. A nova cracolândia está localizada na Avenida Desembargador Doutor Eduardo Cunha de Abreu, uma das principais vias de Carapicuíba, na Grande São Paulo. 

De acordo com conselheiros de saúde, pessoas de outras regiões como Jandira e Itapevi vão até o local para fazer uso das drogas. Uma equipe de reportagem do SP2, registrou diversas pessoas se encontrado na avenida para consumirem as drogas, os flagrantes foram registrados em todos os períodos do dia. 

Nas imagens que foram registradas, é possível observar uma maior concentração pela parte da noite, depois que as lojas comerciais encerram o seu horário de funcionamento. Pelo período manhã, os usuários se encontram em um antigo ponto de ônibus que está desativado. 

Na lateral da avenida, é situada uma favela da vila municipal que serve como uma “ponte” para o tráfico de drogas no local. Moradores da região falaram que há 5 anos, as pessoas que faziam uso das drogas na cracolândia pararam de ir para capital e passaram a se instalar no limite de Osasco e Carapicuíba.

Durante a construção de um terminal de ônibus da referida região, o local se transformou em uma mini cracolândia. Com o passar dos anos e com a repressão policial, eles acabaram avançando para a principal avenida de Carapicuíba.

Pessoas que precisam passar pela avenida, evitam o local e procuram uma rota alternativa. A Polícia Militar informou que há pelo menos dois meses que foi iniciado operações dirigidas pela guarda civil de Carapicuíba, para trabalhar em combate ao tráfico de drogas e consumo de crack da região.