Descubra os benefícios analgésicos da bromelina do Abacaxi

Além de ser uma fruta tropical e saborosa, o abacaxi, que possui um sabor cítrico, traz diversos benefícios para quem o consome. Continue a leitura e entenda as vantagens de inserir a fruta na rotina alimentar. 

Duas frutas de abacaxi sobre a mesa. Uma delas está cortada em pedaços.
Fonte: Blue Macaw Flora

De um tempo para cá, muitas pessoas procuram incluir o abacaxi na sua dieta pelo seu alto valor nutricional, já que a fruta contém fontes de Vitaminas A,B e C,  reduz o inchaço, previne doenças como o câncer, aumenta a imunidade, melhora a digestão e, de quebra, auxilia na perda de peso.

O abacaxi também conta com um extrato poderoso que funciona como analgésico, a bromelina.

Mas, o que é bromelina? 

É uma enzima encontrada na haste ananás (coroa do abacaxi) e no sumo, que é utilizada para fins medicinais, pois contribui para processos inflamatórios e alívio da indigestão. 

Além desse benefício, a bromelina também ajuda na funcionalidade do intestino, pois reduz o inchaço e úlceras. Outro ponto positivo é o auxílio na absorção de antibióticos. Abaixo outras utilidades da enzima: 

  • Remoção de tecido mortos 
  • Reduz a inflamação 
  • Crises nasais (rinite, sinusite) 
  • Prevenção do câncer 

Utilidade para o corpo

Muitas pessoas a usam para evitar artrite. A enzima também ganha notoriedade entre os que praticam musculação em excesso, pois reduz dores musculares e ajuda a melhorar a função do joelho, atuando também como um relaxante muscular

Estudos comprovados 

Alguns pesquisadores da Unifesp (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo), por meio de um projeto temático, descobriram que a enzima libera encefalina, que é considerada uma morfina endógena.

Reeducação alimentar 

Quem está com dificuldades de manter a dieta por causa dos doces, pode utilizar a fruta para suprir essa vontade. Três fatias de abacaxi como lanche da tarde, ou após o almoço, é ideal para controlar o desejo por doce, além de ser um excelente diurético. 

Quantos pontos positivos uma fruta pode conter, não é mesmo?! Comenta aqui abaixo se você já conhecia as vantagens de consumir abacaxi!

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *