O que é o lúpulo presente na cerveja?

Quem é fã de cerveja ou consome a bebida com frequência, em algum momento já parou para se questionar como ela é feita.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, no Brasil, cerca de 63,4% da população adulta consome cerveja. Os dados foram levantados no período de um ano, sendo setembro o mês inicial/final da pesquisa.

Copo de cerveja sendo enchido.
Fonte: Revide

Afinal, do que é feita a cerveja?

Água, malte, lúpulo e levedura são os ingredientes básicos que compõem essa bebida. No entanto, o que poucos sabem é a função do lúpulo nessa mistura.

O lúpulo é uma planta pertencente à espécie Urticaceae, da família Cannabaceae, e o seu nome científico é Humulus Lupulus. Apesar de ter parentesco com a maconha, o lúpulo não possui efeito entorpecente ao ser consumido. Na composição da cerveja, a planta possui duas principais funções.

O sabor

Existem, no lúpulo, alguns componentes que são primordiais para a produção da cerveja, que são os óleos essenciais, os polifenóis e as resinas.

A planta existe tanto no sexo feminino, quanto no masculino. No entanto, o interesse por parte dos fabricantes se concentra na espécie feminina, afinal, é nela que se encontram as glândulas responsáveis pelos componentes citados anteriormente.

O lúpulo é adicionado durante o processo de produção, no momento em que a cerveja está fervendo e, assim, proporciona o sabor amargo e o aroma característico da bebida. Além disso, o ingrediente agrega qualidade ao produto final. As resinas são as principais substâncias no processo de conferir amargor ao líquido.

Inibição de bactérias

Além do sabor e do aroma em si, a planta também é crucial para impedir a manifestação de bactérias na bebida. Para isso, são utilizadas algumas substâncias que possuem o poder de inibição e essências antioxidantes.

E aí, curtiu saber mais sobre o lúpulo? Compartilhe essa curiosidade com aquela pessoa que toda sexta está em um barzinho!

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *