Petrobras anuncia redução de preço na gasolina e no diesel

A Petrobras anunciou, na última segunda-feira (8), a redução de 4,4% e de 3,2% no valor da gasolina e do diesel, respectivamente. Esses percentuais são referentes aos preços médios dos combustíveis vendidos pelas refinarias aos distribuidores; a queda já está valendo desde a terça-feira (9).

Carro sendo abastecido com uma bomba de gasolina.
Fonte: G1

Com a redução, o valor da gasolina caiu R$ 0,0778 e do diesel R$ 0,0825, como informa o site da empresa petroleira. Há pouco menos de dez dias, o valor do diesel foi elevado em 3,92%, enquanto o último reajuste do preço da gasolina ocorreu em 11 de junho, quando os preços foram reduzidos em 3,03%.

Entenda como acontece os reajustes

Em 2017, a política de ajuste de preços adotou um novo formato, levando em consideração o PPI (Preço Paridade Internacional), que é influenciado por fatores como o preço do barril de petróleo, no mercado internacional, e o câmbio.

A petroleira utiliza, ainda, alguns mecanismos de proteção por meio de derivativos financeiros, evitando a grande incidência de reajustes. Todavia, desde a adoção desse formato, a gasolina acumula alta de 28,54% de preço nas refinarias, já o diesel 52,20% de aumento.

O consumidor final sentirá no bolso a redução?

Os valores dos combustíveis variam segundo cada refinaria estatal, por isso, o repasse dos reajustes nas refinarias, para os consumidores, dependerá de outros fatores como tributos, margens de distribuição e revenda, além da mistura obrigatória de biodiesel tanto na gasolina quanto no diesel.

Para entendimento

Os combustíveis (gasolina, diesel, etc) vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos repassados ao consumidor nos postos de gasolina. Esses combustíveis, assim que saem da refinaria, são os chamados tipo A, aqueles que não possuem ainda a adição de biodiesel. 

Logo, além dos valores, como impostos, distribuição e margem de lucro, ainda há a mistura do biodiesel para transformar o repasse desse produto ao cliente, encarecendo-o ainda mais.

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *