Conheça os ramos mais promissores da arquitetura

Desde que o homem sentiu a necessidade de ter um abrigo para se proteger do sol e da chuva, a arquitetura se faz presente no mundo. É claro que da maneira mais adequada para cada época, de acordo com as matérias-primas existentes. Nos dias de hoje, a industrialização permite que esse trabalho seja realizado de maneira muito sofisticada.

Arquiteto segurando em suas mãos o projeto de um cômodo.
Fonte: Catho

A faculdade, o trabalho e o mercado da arquitetura

Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, as disciplinas unem diversas áreas de estudo, como humanas, artes e exatas.

O profissional dessa área projeta, planeja e desenha ambientes em espaços urbanos e domiciliares, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos seus usuários, proporcionando um maior conforto. 

O mercado sempre está em expansão e com a arquitetura não poderia ser diferente. Veja algumas áreas mais promissoras dessa profissão:

  • Especialista em iluminação;
  • Urbanista;
  • Paisagista.

Especialista em iluminação

Hoje em dia, quando alguém quer projetar uma casa, é comum que a prioridade seja a estrutura da luminosidade. Por isso, nos últimos anos, os profissionais especializados em iluminação estão sendo cada vez mais requisitados.

É evidente que um ambiente com uma iluminação adequada muda todo o espaço. A maneira que a luz é utilizada pode proporcionar  uma nova percepção ao cômodo, passando a sensação de conforto e aconchego. O bacana é que, dependendo da sua cor, a lâmpada pode valorizar os móveis e toda a estrutura do projeto feito pelo arquiteto. 

Urbanista

Os profissionais capacitados para trabalhar com urbanismo visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eles projetam bairros e cidades inteiras, tornando-as mais acessíveis e cômodas para todos que ali vivem.

É essencial que, na construção ou no desenvolvimento desses lugares, os profissionais entendam de urbanismo para garantir que o projeto e o crescimento urbano se desenvolva da melhor forma para todos.

Paisagista 

Esse é um mercado que está em constante crescimento, já que, hoje em dia, muitas pessoas querem projetar os seus próprios ambientes, como jardins, e precisam de um especialista.

Além de projetos em grandes ambientes abertos, esses profissionais também são requisitados por quem mora em apartamentos, já que essas pessoas precisam de alguém que auxilie no processo de otimização de espaços. Um ótimo exemplo disso são os mini jardins ou os jardins suspensos encontrados nos poucos metros quadrados.

Gostou de conhecer algumas das carreiras promissoras que existem no mercado de trabalho voltado para a arquitetura? Conta para a gente aqui nos comentários se você ficou interessado pela área!

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *