Barragem de Pedro Alexandre se rompe e prefeitura local alerta moradores sobre riscos

Em Pedro Alexandre, município da Bahia, uma barragem se rompeu na manhã desta quinta-feira (11). De acordo com o secretário de comunicação do município vizinho, há riscos de inundação de casas e prejuízos materiais. Até o momento, não há registros de feridos.

Rompimento da Barragem de Pedro Alexandre, município da Bahia.
Fonte: Campos 24 Horas

Detalhes sobre o rompimento da barragem

Pedro Alexandre, que conta com 300 pessoas vivendo na área de risco, está passando por um período de fortes chuvas, principalmente na região do Rio do Peixe. O fator natural pode ter contribuído para o rompimento da estrutura.

A administração de Coronel João Sá, município próximo à barragem, vem pedindo para que as 120 famílias que moram às margens do rio deixem o local. Porém, os moradores se recusam a deixar suas moradias.

De acordo com Carla Leão, coordenadora da Defesa Civil de Pedro Alexandre, algumas casas foram tomadas por lama, já que a terra, juntamente com as fortes chuvas que caem região, causam este problema.

“Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes e eles deixaram as casas antes do rompimento.”

Carla Leão

Carlinhos Sobral, prefeito de Coronel João Sá, também comentou sobre os riscos do rompimento:

“É uma situação atípica […] Eu peço encarecidamente que todas as pessoas que moram em área de risco saiam de suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar. A gente não sabe as consequências, nunca passamos por ela. É melhor prevenir. Estou monitorando. Todas as escolas já estão disponíveis para receber as pessoas.”

Carlinhos Sobral

Segundo a prefeitura, os bairros que podem ser atingidos são: Barroquinha, Beira Rio, Bonfim, Galo, José Antônio dos Santos, Santo Antônio (Rua velha) e demais bairros próximos ao Rio do Peixe. O corpo de bombeiros de Paulo Afonso foi acionado para ajudar nos atendimentos da região.

Para informar as pessoas, o prefeito Carlinhos Sobral postou em seu Instagram que os colégios municipais Maria Dalva, Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e Paraíso Infantil estarão disponíveis para abrigar famílias do local.

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *