WhatsApp: conectando bem-estar e relações

Estar perto da família e amigos é uma coisa que não tem preço, não é mesmo? Nos sentimos amados, queridos e muito bem.

Mas essa proximidade nem sempre é possível, afinal, nos deparamos com a correria do dia-a-dia, mudanças de cidade, emprego e imprevistos e são nesses momentos que a sensação de estar distante da família e amigos é mais gritante.

A tecnologia tenta diminuir esse sentimento de afastamento e tem, a cada dia, implementado novas maneiras de comunicação. O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados nesse contexto.

imagem de mãos segurando um celular que tem na tela a logomarca do WhatsApp
Foto: Shutterstock

O WhatsApp traz benefícios nesse contexto?

Duas pesquisadoras, Linda K. Kaye e Sally Quinn, das universidades de Edge Hill e York, ambas no Reino Unido, lançaram um estudo nesta terça-feira (02/07), em que apontam o WhatsApp como benéfico, sim, para relações e bem-estar

No estudo, elas realizaram um questionário com 200 pessoas e as perguntas abordaram temas como permanência online, identidade de grupo e qualidade de relacionamentos.

Os usuários afirmaram, na pesquisa que, usam a internet cerca de 55 minutos por dia e, em termos de motivação, 76% disseram usar a rede por amigos que também a utilizam, sendo que 72% também disseram que é um caminho útil para comunicação.

O estudo concluiu, então, que a permanência online foi, sim, um mediador significativo para aumentar o engajamento, a autoestima e as competências sociais

O texto ainda frisa que as tecnologias comunicacionais, como o WhatsApp, podem estimular relações existentes e novas oportunidades de comunicação melhorando os aspectos positivos no bem-estar do usuário.

Segundo o trabalho, os estudos psicológicos ainda levam em consideração outra hipótese: a relação utilizando a tecnologia pode afastar as pessoas das interações reais e provocar problemas psicológicos como depressão e solidão.

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *